monteiro lobato e o racismo: uma leitura

Fazer um trabalho que, a princípio, seria uma análise de textos acadêmicos, acabou tomando uma outra proporção. Ao pedir recomendações de críticas e de discussões sobre o racismo na obra infantil de Monteiro Lobato, fui surpreendido pelo igual interesse dos outros sobre esse tema. Tão logo iniciei a pesquisa e as leituras compreendi: é difícil encontrar diferentes posições no emaranhado da polêmica.

Neste trabalho, aqueles que tiverem a paciência da leitura verão, provavelmente negligenciei uma análise mais profunda sobre a questão racial. Meu objetivo era olhar o texto de Marisa Lajolo e de José Roberto Whitaker Penteado. No entanto, as tantas lacunas, as muitas perguntas e os inúmeros vazios estão registrados. Para mim, essa discussão apenas começa aqui.

A disciplina Escrita e Estilo em Estudos Literários, ministrada pelo Prof. Dr. Fernando Paixão, no Instituto de Estudos Brasileiros da USP,  acabou me dando a oportunidade de entender um pouco mais sobre esse ponto sempre polêmico, e sempre necessário, sobre o racismo na obra infantil de Monteiro Lobato. Apenas um primeiro passo.

Espero que façam uma boa leitura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s